Páginas

20.4.10

Relato evento sobre Carreira Docente

No dia 08 de abril aconteceu no Teatro Municipal de Cuité/PB, o I Evento sobre os Planos de Cargos, Carreira e Remuneração do Curimataú Paraibano. Organizado pela ADUFCG e contando com o apoio e colaboração do SINTEP/PB, SINPUC e Associação dos Professores de Cuité, o evento aglutinou estudantes dos cursos de Licenciatura da UFCG e professores da rede pública.

Os trabalhos foram abertos com a exibição de um documentário sobre o FUNDEB, mostrando a luta da sociedade civil organizada para a aprovação do Fundo da Educação Básica. A palestra de abertura foi proferida pela professor Amauri Fragoso, tratando de maneira mais ampla sobre a conjuntura política atual e aprofundando os conceitos sobre Carreira Docente, a partir dos debates travados no GT Carreira do ANDES/SN. O professor Sizenando Leal, representando o SINTEP/PB, explanou sobre a luta recente dos professores da rede pública estadual, especificamente sobre o movimento grevista que reinvindicava, entre outras coisas, a implantação do piso salarial. Terminando os trabalhos da tarde o professor Sebastião, do Sindicato do Curimataú Paraibano (SINPUC), falou sobre as dificuldades de organização dos sindicatos na região devido às práticas “neocoronelistas” ainda em voga no interior do nordeste.

A noite o debate prosseguiu com a palestra do professor Lauro Xavier sobre as Diretrizes dos Planos de Carreira, enfocando a necessidade da valorização docente, as perspectivas de implantação da Dedicação Exclusiva na Educação Básica e a necessidade da gestão democrática na construção dos novos planos de carreira. O Vereador da cidade de Picuí/PB, Olivânio Dantas, relatou a luta dos professores da região em favor de um Plano de Carreira digno e que atendesse aos anseio dos docentes, apontando uma série de dificuldades na concretização dos projetos de lei nas câmaras municipais, entre eles a grande parte dos vereadores atrelado ao poder local e a fragilidade de organização da sociedade civil. Encerrando a noite, a presidenta da Associação dos Professores de Cuité/PB, professora Marizélia, denunciou a falta de diálogo com os professores na construção do “novo” Plano de Carreira por parte do executivo e legislativo municipal e com aprovação da Lei no dia 31 de dezembro de 2009, com todos os professores em recesso – o que trouxe uma série de prejuízos para a categoria.

Nenhum comentário: