Páginas

30.3.09

Crítica Literária

O enfadonho desejo de ser um escritor
Jornal Primeira Página - Março de 2009

Tenho acompanhado os escritos do Lauro Xavier, seja por meio das mensagens enviadas por correio eletrônico, seja no blog do pretenso escritor.
Desta vez resolvi que minha coluna semanal trouxesse uma crítica literária ao trabalho do jovem. Sei o quanto é difícil escrever crônicas e poemas neste momento histórico onde meio mundo possui páginas na internet e acesso imediato às informações.
Mas qualquer tentativa de escrever um poema ou texto deve estar crivada por um processo que remeta o mínimo de coerência e qualidade. Caso contrário qualquer um pode se achar um Fernando Pessoa ou mesmo a Clarice Lispector. Parece-me que o Lauro Xavier bebe da água desta última escritora ao ponto dos seus últimos escritos perderem, totalmente, sua identidade.
Este é o risco que corre os jovens escritores. Parece que lhes falta pensar numa literatura de vanguarda, com marcas próprias e bem alicerçadas no tempo histórico.
Outro grande problema é a diversidade na narrativa. Os textos no blog aparentam ser uma coletânea surgida de um encontro juvenil de literatura e financiada por uma instituição de caridade de jovens infratores. Tem-se de tudo, uma salada de frutas não comestível e de sabor amargo.
Eu poderia até ser mais radical e, digamos, conservador. Afirmar que falta métrica e rima, bom-gosto e desejo e ao menos uma função teleológica no trabalho do jovem imberbe poeticamente.
De fato falta tato para o trato com a poesia (trocadilho imperdoável), mas este é o risco de querer escrever e divulgar os trabalhos. Fico à vontade para escrever estas linhas, pois o próprio "poeta" solicita, num dos seus poemas, uma crítica diária e necessária para poder construir sua autocrítica.
Pedido feito, análise realizada - tais escritos não poderiam passar incólumes.

Frederico Linho
30 de março de 2009

Nenhum comentário: