Páginas

9.9.10

Debate com Pedro Osmar (Jaguaribe Carne)

Prezados/as,

infelizmente o debate está centrado no tema "ganhar uma eleição", bem aos moldes de todos aqueles que baixaram as armas (inclusive da Guerrilha Cultural) e seguem enganando o povo e apostando as fichas num processo eleitoral falido, sujo, corrompido e cheio de armadilhas. Ricardo Coutinho foi uma esperança de mudança do jogo político. Infelizmente este sonho enterrou-se e junto com ele foi-se o desejo de milhares de paraibanos que acreditavam em pessoas ditas sérias e de esquerda.

A aliança com a ARENA, e com o que há de mais podre no cenário político local, sentou a última pá de cal num sonho de reconstrução da Parahyba. O enorme estrago deixado por Ricardo Coutinho levará anos para ser superado no subjetivo da população, anos e anos de mobilização e organização política foram jogados no lixo, na cova rasa daqueles que um dia prestigiaram um candidato coerente que agora só quer saber de ser eleito a todo custo.

Seguimos coerentes e aprendizes de um Ricardo Coutinho (e tantos outros que se foram politicamente) que não existe mais e que, um dia, nos ensinou a pensar, a ter autonomia intelectual e coerência política.

A derrota acachapante que Ricardo Coutinho sofrerá apenas privilegiará os mesmos grupos políticos que, ao longo dos anos, afundam a Parahyba. Cabe ao ex-socialista pedir desculpas ao povo desta terra e voltar ao seu trabalho de farmacêutico na UFPB. Continuaremos plantando as sementes de um novo sistema político, socialista, com coerência e visão coletiva,

saudações,

Lauro Pires Xavier Neto


Em 5 de setembro de 2010 14:10, Julio Zinga Suzuki Lopes escreveu:

Texto de Pedro Osmar:

Ou a gente é capaz de olhar para a frente e vislumbrar o futuro com as proprias mãos,
ou estamos ferrados, com a continuidade do PMDB no governo do estado! Será que dá pra entender essa realidade? E que mudar esse contexto dentro do jogo democrático passa por atitudes corajosas como a das eleições 2010? 
 
Ricardo Coutinho é hoje uma boa saída para gestarmos o projeto político desse futuro imediato para o estado da Paraíba!
 
Ele se aliou com os lados errados? E o que seria o lado certo? Ele também esteve errado quando se aliou com Maranhão! Foi um dos primeiros equívocos de Ricardo na sua candidatura à prefeito! Mas a política é cheia de equívocos, infelizmente! Até chegar num momento em que somos obrigados a encarar de frente uma situação como essa, de ver Ricardo Coutinho aliado com Cássio (PSDB), Efraim (DEM), assim como já esteve com José Maranhão (que é outra derrota!) em 2004.  
 
Ricardo teria condições  de ganhar sozinho uma eleição para prefeito? E para governador? Bom seria que tivéssemos força suficiente para apoiar e reforçar uma candidatura popular com a dele, sem precisar estar junto desses enganadores, mas não é tão fácil assim. Nas eleições 2010 o nome de Ricardo Coutinho tem que ser visto com o uma saída dentro do jogo democrático, já que não há uma perspectiva mais radical que possamos abraçar, e defender.
 
Sempre estivemos ligados aos partidos de esquerda nas últimas décadas (PT, PC do B, PSTU, PCO, PCB etc), a tal ponto que eu diria que foram esgotadas as possibilidades de atuação com essas alianças, e aí cada um pôde seguir o seu caminho. Teríamos alternativas melhores que garantissem os avanços que as nossas ideologias entendem? O contexto político brasileiro criado pela vitória do PT com Lula na presidencia, mudou tudo nas relações de poder no país.  
 
Mudou tudo? Sim, mudou tudo, pois nunca estivemos tão perto de debater o projeto administrativo de um país como agora, com a experiencia de Lula presidente, com todas as bravatas que ele é capaz, mas também apontando um novo caminho para o país, que não é uma coisa tão fácil. O Brasil agora se compreende entre "antes" e "depois" de Lula. Claro que lula também é um cara equivocado, mas foi quem teve a capacidade de encarar de frente um projeto de governabilidade!
 
A vitória de Ricardo Coutinho é importante para a conquista de um novo plano de governo para o estado, em bases diferentes, partindo do pressuposto de que tentar tirar o estado da "masmorra" em que está, no contexto do jogo democrático permitido, possbilita inclusive que se tenha que se aliar com certos enganadores, estando num beco sem saída como ele ficou, com o "desapoio estratégico" de Maranhão (o que quer dizer que não se pode confiar mesmo nesse tipo de saída). 
 
Participo da campanha de "Ricardo Governador" como artista e como prestador de serviço da prefeitura (trabalhando na Funjope), por entender que todos devem procurar uma saída política para suas vidas, base na qual se apoiará a nossa capacidade propositiva de governar junto com ele, em caso de vitória. Eu não tenho dúvida, mesmo com as alianças equivocadas que ele tem feito ao longo dos anos de sua carreira política. Ele é ainda merecedor do voto popular, por um futuro político mais realista para o estado da Paraíba. 
 
Sem truques! E sem mistérios!
 
 abraços em todos.

Nenhum comentário: