Gonzaguinha tem uma música que exprime a construção deste livro. “Caminhos do Coração” fala do tempo em que o compositor saiu de casa, caiu na estrada, ganhou o mundo e a vida à procura de ser feliz.
Há dez anos saí de casa iniciando minha vida como professor universitário na Universidade Regional do Cariri (Crato-CE) e por aí segui andando, trilhando estradas e fazendo amigos/as. Passei por Jequié na
Bahia (UESB), pelo MEC em João Pessoa-PB, por Pau dos Ferros-RN (UERN), por Mossoró-RN (CEFETRN) e agora por Cuité-PB (UFCG).
Como diria Gonzaguinha “... aprendi que se depende sempre / De tanta, muita, diferente gente / Toda pessoa sempre é as marcas / Das lições diárias de outras tantas pessoas...”, e consigo ter um lugar, um abrigo em todos esses lugares por onde passei, “pois lá deixei um prato de comida, um abraço amigo, um canto prá dormir e sonhar”.
Esses/as amigos/as de longa data ou mais recentes representam o conteúdo deste livro sobre Educação, marcado pela presença constante de um desejo incorruptível de compreender, interpretar e transformar essa realidade em que vivemos. Lembro bem dos primeiros passos sobre as discussões do conceito de Projeto Histórico e Educação do Campo com Fátima Garcia, das nossas idas aos assentamentos e acampamentos
na Bahia, dos debates homéricos, dos grandes achados, do compartilhar de sonhos. Lembro dos grandes embates com Amanda Novaes, ainda uma jovem estudante da UESB e hoje professora universitária, com uma formação consolidada e argumentação precisa.
Os amigos de labuta, e de luta, da Educação Física na UFPB (local da formação inicial e continuada) Fernando Cunha, Jeimison Macieira, Jorge Hermida e Dani Cely, também estão nesta obra através de contribuições vinculadas à formação de professores, precarização no mundo do trabalho e as discussões sobre a reformulação curricular do curso de educação física.
Das pelejas mais recentes, já vinculadas à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), estão os escritos de Anderson Scardua (análise da expansão universitária), Franscidavid Belmino (sobre as concepções pedagógicas), Gláucia Medeiros (análise das correntes pedagógicas e o ensino de ciências).
Fechando esta publicação e abrindo espaço para a diversidade conceitual, estão os trabalhos de Camila Monteiro (Literatura), Simone Cabral et al. (Sexualidade), Fonseca e Vargas (sobre educação e valores) e Gomes (Neurociência x educação). Boa leitura!
Lauro Pires Xavier Neto
Organizador
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