Páginas

17.10.09

Dia de Mobilização em Defesa da Escola Pública

No dia 28 de outubro de 2009 a Turma de Legislação da Educação, da Universidade Federal de Campina Grande (Campus de Cuité/PB), estará realizando o “Dia de Mobilização em Defesa da Escola Pública do Curimataú Paraibano e região”. O evento acontecerá na Praça Cláudio Gervásio Furtado em Cuité/PB às 14h e tem como objetivo ampliar as discussões sobre o controle social dos gastos públicos, especialmente vinculado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e aos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (CACS) da região.

Segundo o professor Lauro Xavier Neto, organizador do evento, a iniciativa surgiu das discussões travadas na disciplina Legislação da Educação Básica, ofertada para todos os cursos de licenciatura da UFCG (Campus de Cuité), e motivada pela campanha “Olho Vivo no Dinheiro Público” da Controladoria Geral da União (CGU). “Inclusive a CGU cedeu várias cartilhas que serão distribuídas durante o evento”, diz o professor.

O Dia de Mobilização em Defesa da Escola Pública terá a apresentação de teatro de fantoches, exibição de vídeo sobre o FUNDEB, cartazes de orientação à população, jogos de perguntas sobre o FUNDEB e Conselhos de Controle Social, além de uma aula em praça pública sobre a participação popular nos gastos públicos.

Além disso, haverá uma exposição de livros e distribuição de cartilhas sobre o FUNDEB, Alimentação Escolar, Orientação aos Vereadores, Controle Social e a Cartilha Olho Vivo no Dinheiro Público.

A população também será orientada de como ter acesso aos gastos públicos através do Portal da Transparência e do Sistema Sagres do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

O evento conta com participação de mais de 40 alunos da disciplina de Legislação da Educação e faz parte do calendário da Formação Continuada de Professores ofertada pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Educação (NIPEE) da UFCG.

Nenhum comentário: