Páginas

23.1.10

20 anos sem Zé Marques - "Morre-se na luta, mas a luta não morre"



"...tínhamos professores com uma visão diferenciada da realidade social, um deles me chamou a atenção. Professor José Marques (o Preguinho), militante partidário, que se fazia presente em atos em defesa do ensino público, especialmente na campanha eleitoral de 1989. Uma outra realidade começava a se construir em minha cabeça. Nessa Escola o debate político era efervescente, vestido numa roupagem das diferentes manifestações culturais, artísticas e desportivas, inseridas numa amálgama de classes sociais heterogêneas, a partir das lutas do sindicato e do grêmio estudantil. Aquele bom menino da classe média queria agora mudar o mundo!
Mas, um fato marcante daria rumo a essa história. No final de 1990, o professor Zé Marques ao retornar de uma viagem à Juru (PB) a fim de participar de uma manifestação política de professores, teve sua vida ceifada por um acidente automobilístico. O enterro de ‘Preguinho’ foi algo que me marcou profundamente, uma longa marcha invadiu o centro da capital paraibana ao som de Vandré e não saia da minha mente o sentimento altruísta de tantos lutadores do povo, que deram a vida em nome da causa."

Um comentário:

Fernando Ebrahim disse...

Olá Lauro, realmente a passagem do Professor José Marques marcou nossas vidas, lembro-me bem de uma passeata, onde estava ao seu lado e um carro furou o piquete, quando o nosso mestre revidou batendo fortemente naquele veículo.
Ele muito me inspirou também, e ao participar de movimentos sindicais tento levar a palavra de justiça ora nos ensinada.
Parabéns pelo Blog.
Abraço