Páginas

15.10.18

Dia dos Professores


15 de outubro: Dia dos Professores/as
Nós educadores/as não temos o que comemorar

As precárias condições de trabalho, os baixos salários e a desvalorização da profissão são fatores que indicam que temos muita luta pela frente.

Para piorar este cenário, o candidato da extrema direita afirma, em seu programa de governo, que irá "extirpar a ideologia de Paulo Freire das escolas", desrespeitando a nossa autonomia intelectual e pedagógica, a pluralidade de ideias e agredindo a memória de um dos maiores educadores do mundo.

O candidato da extrema direita afirma ainda em seu programa que não haverá recursos novos para educação e não trata do financiamento da área com transparência. Seu programa não propõe nada para o FUNDEB. Dessa forma, deixa claro a política do estado mínimo e que traz consequências nefastas para a maioria da população que precisa da educação pública, seja na educação básica, seja no ensino superior.

O economista do candidato da extrema direita, afirmou em entrevista que irá cobrar taxas nas universidades públicas e irá instituir o sistema de “vouchers” na educação, copiando um modelo fracassado e que dilapida a educação pública. Afirma que irá vender todo o nosso patrimônio (PETROBRAS, Eletrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica etc) para pagar a Dívida Pública, ao invés de propor uma auditoria conforme prevê a Constituição.

Como se não bastasse, o candidato da extrema direita, defende o bisonho projeto Escola sem Partido, que nada mais é do que o cerceamento do trabalho pedagógico sob o viés ideológico da direita, ou seja, o projeto é partidário de ideias reacionárias que devem ser implantadas, de maneira autoritária, no âmbito escolar.

Dessa forma, neste momento tão difícil da política nacional, conclamamos todos/as os/as trabalhadores/as em educação a continuar estabelecendo diálogo com a classe trabalhadora no sentido de alerta-la dos perigos desses projetos para a nossa democracia.

Por mais recursos para a educação! Pela liberdade pedagógica!
Pela autonomia intelectual! Contra o Projeto Escola sem partido!
Paulo Freire presente!
#elenão #elenunca

Nenhum comentário: